O que é API?
API significa, em inglês, Application Programming Interface. Em português, seria algo como Interface de Programação de Aplicação.
API é um conjuto de linguagens de programação usadas para fazer com que duas ou mais ferramentas “conversem” entre si e troquem dados.
Simplificando, é possível fazer com que seu sistema de CRM receba dados de seu ERP, e vice-versa. Ele também proporciona essa comunicação entre diversos outros sistemas.
A Pataforma de Voz da Digiserve, o DIP, possui APIs abertas e pode se comunicar com outros sistemas, usando o exemplo acima:
- Podemos ter um cliente ligando para a empresa, sua ligaçao irá ser atendida por um colaborador que possui um CRM, nesta hora, ao tocar o ramal dele a tela do CRM já sabe quem esta ligando pois recebeu da central o numero telefonico do cliente e se o identificou no banco de dados pode trazer o contato mesmo antes do colaborador atender mostrando na tela que esta ligando.
Outro exemplo de integração:
- Cliente liga e em um atendimento automático é solicitado se o assunto da ligação seria sobre segunda via de boleto, nessa hora se ele escolher tal opção, a central o encaminha para outra parte onde solicita uma informação que identifique o mesmo (CPG-RG), consultando o banco de dados e achando o mesmo dado informado a central pode solicitar se a pessoa quer que:
=> envie por email o boleto;
=> envie para um celular o código de barras;
=> que reproduza o codigo do boleto verbalmente.
Esse são alguns poucos exemplos de APIs, o legal e que se deve ter em mente é que nao há limites para criação de APIs e que elas normlamente servem para automatiazar algum processo ou para resolver algum problema de forma direta sem intervenção humana.
Caso tenha uma ideia ou necessidade, entre em contato e descubra que podemos ter a solução!