Integrações com outros Softwares - API -

O que é API?

API significa, em inglês, Application Programming Interface. Em português, seria algo como Interface de Programação de Aplicação.

API é um conjuto de linguagens de programação usadas para fazer com que duas ou mais  ferramentas “conversem” entre si e troquem dados.

Simplificando, é possível fazer com que seu sistema de CRM receba dados de seu ERP, e vice-versa. Ele também proporciona essa comunicação entre diversos outros sistemas.

A Pataforma de Voz da Digiserve, o DIP,  possui APIs abertas e pode se comunicar com outros sistemas, usando o exemplo acima:

- Podemos ter um cliente ligando para a empresa, sua ligaçao irá ser atendida por um colaborador que possui um CRM, nesta hora, ao tocar o ramal dele a tela do CRM já sabe quem esta ligando pois recebeu da central o numero telefonico do cliente e se o identificou no banco de dados pode trazer o contato mesmo antes do colaborador atender mostrando na tela que esta ligando.

 

Outro exemplo de integração:

- Cliente liga e em um atendimento automático é solicitado se o assunto da ligação seria sobre segunda via de boleto, nessa hora se ele escolher tal opção, a central o encaminha para outra parte onde solicita uma informação que identifique o mesmo (CPG-RG), consultando o banco de dados e achando o mesmo dado informado a central pode solicitar se a pessoa quer que:

      => envie por email o boleto;

      => envie para um celular o código de barras;

      => que reproduza o codigo do boleto verbalmente.

 

Esse são alguns poucos exemplos de APIs, o legal e que se deve ter em mente é que nao há limites para criação de APIs e que elas normlamente servem para automatiazar algum processo ou para resolver algum problema de forma direta sem intervenção humana.

Caso tenha uma ideia ou necessidade, entre em contato e descubra que podemos ter a solução!